Mobilidades Realizadas

Curso: “A school for tomorrow – How Finland is preparing for the future”

Instituição: IncluEdu- Helsínquia

Datas: 19.05.2019 a 24.05.2019

Professor: Inglês (turmas em AFC)

Objetivos Gerais do Curso:
– Observar/apreender como este país europeu projeta o seu sistema de ensino e as suas práticas no futuro;
– Percecionar o uso de estratégias de ensino inovadoras e implementá-las no desempenho profissional;
– Partilhar boas práticas interpares;
– Promover valores europeus comuns e melhorar a compreensão intercultural;
– Promover a inclusão.

 

Plano de implementação em sala de aula:
– Apoiar a criação de percursos de aprendizagem flexíveis consentâneos com as necessidades e os objetivos dos alunos;
– Motivar os alunos através do uso de materiais inovadores;
– Contribuir para um maior sucesso nas aprendizagens;
– Implementar DAC com recurso ao uso de novas tecnologias.

Número estimado de alunos envolvidos: 150

Follow-Up:

– Atividades de disseminação entre pares, grupos de trabalho e no momento de partilha dirigido a todos os professores do AE (julho ’19);

 

Curso: “Project Based Learning in the Classroom: Setup, Integration and Reflection”

Instituição: Europass Teacher Academy- Florença

Datas: 25.02.2019 a 02.03.2019

Professor: História (turmas em AFC)

 

“In this engaging and hands-on course, participants will gain an understanding of what Project Based Learning is, which tools are best for integrating PBL in to your lessons, how to monitor and assess students using PBL and reflect on how educators can integrate PBL into their own teaching practices”.

 

Plano de Implementação em Sala de Aula:
– Implementar a metodologia a partir do 3.º período acentuando a vertente da monitorização das aprendizagens e avaliação dos alunos sujeitos às metodologias de trabalho de projeto.

 

N.º Estimado de Alunos Envolvidos (ano letivo 2018/2019): 23

 

Follow-Up:

– Atividades de disseminação entre pares, grupos de trabalho e no momento de partilha dirigido a todos os professores do AE (julho ’19);

Certificação Nacional: Acreditação da Frequência do Curso pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) da Universidade do Minho.

 

Curso: “The 4Cs: Creativity, Critical Thinking, Communication and Collaboration in Schools”

Instituição: Europass Teacher Academy- Florença

Datas: 25 de fevereiro – 2 de março de 2019

Professor: Português / Francês (turmas em AFC)

 

 A metodologia ”Four Cs” assenta em quatro competências-chave, definidas no Perfil dos alunos para o séc. XXI: criatividade, raciocínio crítico, comunicação e colaboração. Este modelo didático ativo promove o trabalho colaborativo e perspectiva o aluno como construtor dinâmico dos seus conhecimentos. Desta forma, esta metodologia possibilita a construção de ambientes de aprendizagem favoráveis ao sucesso.

 

Objetivos:

– Ganhar um entendimento do processo criativo e de como incentivá-lo;
– Adquirir ferramentas para resolver problemas (problem-solving tools), fundamentais na fruição do processo criativo;
– Experienciar uma comunicação mais efetiva.

 

Plano de Implementação em Sala de Aula:
– Implementar as novas metodologias observadas e utilizar os novos materiais didáticos.

 

N.º Estimado de Alunos Envolvidos: 18

 

Follow-Up:

– Atividades de disseminação entre pares, grupos de trabalho e no momento de partilha dirigido a todos os professores do AE (julho ’19);

– Aprovação de 1.º projeto e-Twinning;

Certificação Nacional: Acreditação da Frequência do Curso pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) da Universidade do Minho.